Durante três dias, a diocese de aveiro vai acolher o 14. º Encontro de formação de agentes sociopastorais das migrações, no qual vão estar em debate as «aventuras e desencantos» daqueles que deixaram o país
Durante três dias, a diocese de aveiro vai acolher o 14. º Encontro de formação de agentes sociopastorais das migrações, no qual vão estar em debate as «aventuras e desencantos» daqueles que deixaram o país a Igreja Católica em Portugal está preocupada com o aumento de portugueses que abandonam o país sem garantias. Por isso, vai realizar um encontro sobre as aventuras e desencantos daqueles que deixaram Portugal.

Infelizmente, muitas destas pessoas partiram sem a segurança de um posto de trabalho e a garantia de um ambiente de acolhimento. Cresce, por isso, o número de cidadãos portugueses na diáspora que vivem sem dignidade, alertam e a Cáritas e Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), num comunicado enviado à agência Ecclesia.

No documento, as duas entidades recorrem a dados do Instituto Nacional de Estatística e recordam que a emigração tem aumentado significativamente nos últimos anos. Tal temática vai estar em análise no 14. º Encontro de formação de agentes sociopastorais das migrações, que decorrerá em albergaria-a-Velha nos dias 17, 18 e 19 deste mês.

ao longo destes dias, os dados sociológicos e estatísticos vão ser apresentados por académicos que os estudam. antónio Francisco dos Santos, bispo de aveiro, fará a conferência de abertura deste encontro e Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, fará a comunicação de encerramento. Em Portugal, o encontro de formação de agentes sociopastorais das migrações assinala o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, que a Igreja celebra a 19 de janeiro.