O «Desafio Fome Zero», promovido pelas Nações Unidas, vai ser lançado em Timor-Leste. O objetivo passa por garantir o acesso à alimentação e acabar com o desperdí­cio de comida
O «Desafio Fome Zero», promovido pelas Nações Unidas, vai ser lançado em Timor-Leste. O objetivo passa por garantir o acesso à alimentação e acabar com o desperdí­cio de comidaTimor-Leste será o primeiro país a receber o Desafio Fome Zero, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). através desta iniciativa, os seus promotores pretendem reduzir o desperdício alimentar e garantir o acesso à alimentação adequada.
O lançamento da campanha no país lusófono vai realizar-se na sede do parlamento, em Díli, quinta-feira, 9 de janeiro, com a presença de Xanana Gusmão, primeiro-ministro timorense, e de Maha Chakri Sirindhorn, princesa da Tailândia.
Lançado por Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, o Desafio Fome Zero é constituído por cinco metas globais. Garantir 100 por cento de acesso à comida adequada durante todo o ano é a primeira delas.
O segundo objetivo pretende que nenhuma criança com menos de dois anos de idade fique desnutrida. O Desafio Fome Zero procura ainda a sustentabilidade da cadeia alimentar, 100 por cento de aumento da produtividade dos pequenos agricultores e zero desperdício de comida.