Em Lisboa existe um grupo psicoterapêutico, constituído por dois psiquiatras e um psicólogo, que prestam ajuda a centenas de sem-abrigo
Em Lisboa existe um grupo psicoterapêutico, constituído por dois psiquiatras e um psicólogo, que prestam ajuda a centenas de sem-abrigoQuase 90 por cento das pessoas sem-abrigo são casos psiquiátricos. No entanto, como este público não adere facilmente aos serviços de saúde, existe um grupo psicoterapêutico aberto a todos, em Lisboa, que acompanha cerca de 800 pessoas, 300 das quais sem-abrigo.
a equipa clínica é constituída por dois psiquiatras seniores e um psicólogo, que desde 2002, já deram perto de 13 mil consultas no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL). as consultas realizam-se todas as quintas-feiras, das 09h45 às 10h45, sendo que não existem listas de espera e a entrada é imediata. São os sem-abrigo que, em média, vão mais vezes. No total, há 210 pessoas que só foram uma vez e nunca mais voltaram, mas há também quem nunca falte.
a principal vantagem deste projeto é que dá uma resposta imediata a todas as necessidades de psiquiatria e de saúde mental de todos os sem-abrigo, explicou à agência Lusa antónio Bento, psiquiatra e diretor do Serviço de Psiquiatria Geral e Transcultural do CHPL, adiantando que mais do que tratar quem chega, o objetivo passa por estabelecer as condições para que aquela pessoa venha uma segunda vez.