Milhares de imigrantes em Portugal estão a comemorar o Natal. O dia será marcado pela oração a favor da paz e da família
Milhares de imigrantes em Portugal estão a comemorar o Natal. O dia será marcado pela oração a favor da paz e da famíliaas comunidades cristãs católicas e ortodoxas do rito bizantino que vivem em Portugal comemoram o Natal esta terça-feira, 7 de janeiro. Num dia marcado pela oração, o padre Ivan Hutz, coordenador da capelania nacional ucraniana, convida os seus fiéis a rezarem pela paz na terra, pelos irmãos perseguidos e pela pacificação da Ucrânia, onde nos últimos tempos o povo saiu à rua, à procura de uma vida melhor.

Neste país da Europa de Leste, a população viveu recentemente episódios de grande tensão, com várias manifestações desencadeadas pela recusa do presidente Viktor Yanukovych em assinar um acordo de cooperação com a União Europeia e pelo governo continuar a dar primazia à relação com a Rússia.

O padre Ivan Hutz pretende que o Natal ajude as pessoas a estarem atentas ao que se passa na sua terra, rezando primeiro pela paz e pedindo inteligência para que estes conflitos não acabem em guerra. Para os imigrantes de Leste que vivem em Portugal, o Natal é uma ocasião para lembrar os familiares que ficaram nos países de origem.

Esta festa ajuda-nos a estar mais ligados à nossa terra, estamos longe mas com o mesmo espírito, vamos pedir à Sagrada Família a proteção para as famílias, algumas separadas, em que o pai está aqui, a mulher está lá, os filhos estão fora, destacou o sacerdote ucraniano, em declarações à agência Ecclesia.