Para que os cidadãos de Coimbra possam ter «acesso a comida saudável e fresca», a associação «Coimbra em Transição» quer criar uma horta comunitária no centro da cidade
Para que os cidadãos de Coimbra possam ter «acesso a comida saudável e fresca», a associação «Coimbra em Transição» quer criar uma horta comunitária no centro da cidade a associação Coimbra em Transição está a procurar terrenos no centro da cidade dos estudantes para criar uma horta comunitária, de forma a que os cidadãos possam ter acesso a comida saudável e fresca, e contacto com espaços verdes e com a horticultura, o que poderá ter um potencial terapêutico, quer para um desempregado, quer para um académico, explicou Sara Rocha, tesoureira da associação.
através das hortas comunitárias, as pessoas podem conviver, desenvolver uma economia local, para além da importância de ter espaços verdes, para que não seja só alcatrão e parques de estacionamento pela cidade. Queremos desenvolver a economia social, ligar as pessoas e gerar novas dinâmicas, disse a responsável, em declarações à agência Lusa.
Segundo Sara Rocha, a Coimbra em Transição tem como foco uma vida sem dependência do petróleo, ambientes mais verdes, produção local e criação de comunidades e ferramentas de trabalho em grupo. No futuro, os membros da associação pensam criar um ciclo de cinema itinerante, que passe por espaços como a Praça do Comércio, Terreiro da Erva, Relvinha ou ateneu.