Depois de ter distribuí­do milhares de euros por famílias carenciadas, o fundo social da Igreja Católica algarvia ficou sem verba
Depois de ter distribuí­do milhares de euros por famílias carenciadas, o fundo social da Igreja Católica algarvia ficou sem verbaO fundo social da diocese do algarve, que apoia as vítimas da crise, está outra vez esgotado, depois de ter sido distribuída, no passado dia 12, a última tranche no valor 9. 553 euros. Carlos Oliveira, presidente da Cáritas Diocesana do algarve e membro da equipa de gestão do Fundo Diocesano Social, explicou que em 2013 mantém-se o mesmo número de pedidos de ajuda em relação a 2012, mas aumentou o valor das mesmas em cerca de 5 mil euros.
Em 2012 tivemos 79 casos novos e em 2013 voltámos a ter 79 casos novos, uma vez que o fundo não contempla apoios reincidentes. Não tem vindo a aumentar o número de casos, mas tem vindo a aumentar o valor das ajudas, o que significa que as pessoas estão mais endividadas, explicou, adiantando que os pedidos foram sendo satisfeitos porque as pessoas foram mais generosas em 2013.
O financiamento do fundo é proveniente da renúncia quaresmal anual dos católicos algarvios e de donativos particulares. Segundo Carlos Oliveira, os pedidos de ajuda referem-se em grande parte a rendas de casa alugada em atraso e também a medicação, receituário de óculos e propinas universitárias.
Os beneficiários são, sobretudo, pessoas na casa dos 40 anos, estando desempregados um ou os dois cônjuges. alguns recentemente desempregados e outros de longa duração, afirma aquele responsável, citado pelo jornal Folha do Domingo, adiantando que na maioria dos casos o agregado familiar nunca é composto por menos de três pessoas, havendo muitas famílias com dois, três ou quatro filhos.