Luís Miguel Ferraz recebeu o prémio Villa Portela 2013, com uma tese que desenvolveu sobre os impactos das aparições da Cova da Iria na sociedade, cultura e economia
Luís Miguel Ferraz recebeu o prémio Villa Portela 2013, com uma tese que desenvolveu sobre os impactos das aparições da Cova da Iria na sociedade, cultura e economiaO jornalista Luís Miguel Ferraz recebeu o prémio Villa Portela 2013, com a tese Leitura histórico-teológica do impacto local das aparições de Fátima a partir do semanário O Mensageiro de Leiria – Um estudo sobre os anos 1917-1927.

Segundo o autor, o estudo revela uma perceção bastante detalhada dos impactos que os acontecimentos registados em Fátima em 1917 tiveram nos vários âmbitos da sua realidade local – social, política, cultural, religiosa e, até, económica – e da sua súbita expansão para um palco de nível nacional e, posteriormente, internacional.

O ponto de partida para a tese, realizada para o mestrado em Teologia da Universidade Católica Portuguesa, foi o jornal diocesano O Mensageiro, indicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. Luís Miguel Ferraz, que trabalhou neste órgão de comunicação social, analisou os primeiros artigos desta publicação relativos às aparições na Cova da Iria.

O jornalista, atualmente a trabalhar no Gabinete de Informação e Comunicação da diocese de Leiria-Fátima, recebeu o prémio Villa Portela na última terça-feira, 17 de dezembro, na livraria arquivo, em Leiria. Deste seu trabalho, o júri salientou a reflexão isenta de preconceitos e sem visões estereotipadas relativamente ao tema.

O prémio Villa Portela é um concurso bienal promovido pela associação para o Desenvolvimento de Leiria, que conta com o apoio da Câmara Municipal e do Instituto Politécnico de Leiria e da editora Gradiva.