«Dar protagonismo» às crianças nas atividades de evangelização. Este é um dos objetivos do Movimento de apostolado de adolescentes e Crianças, definido no último encontro nacional de formação deste grupo
«Dar protagonismo» às crianças nas atividades de evangelização. Este é um dos objetivos do Movimento de apostolado de adolescentes e Crianças, definido no último encontro nacional de formação deste grupoO Movimento de apostolado de adolescentes e Crianças (MaaC) quer dar protagonismo às crianças e aos adolescentes nas atividades de evangelização que realiza, e evitar atitudes de dirigismo. Dar protagonismo a todas as crianças do grupo no tempo certo; respeitando o ritmo de cada uma delas; acreditar que as crianças podem assumir responsabilidades; ser perspicaz e saber gerir a participação diferenciada das crianças no grupo são as conclusões do Encontro Nacional de Formação do MaaC.
a iniciativa decorreu no último fim de semana, dias 14 e 15 de dezembro, com o tema a missão de ser acompanhante, e permitiu aos participantes aprenderem algumas técnicas de animação, indica um comunicado do Movimento de apostolado de adolescentes e Crianças, enviado à agência Ecclesia.
No mesmo documento, o movimento indica que é necessário aprender a lidar com a incapacidade de gerir situações difíceis nos grupos por parte dos acompanhantes, deixando para as crianças e adolescentes uma participação ativa nos meios onde vivem e no próprio funcionamento do MaaC.
O MaaC é um movimento de ação católica de (e para) crianças e adolescentes de todos os meios sociais (rural, urbano, operário), com idades entre os 6 e os 16 anos e tem como objetivo fundamental fazer dos adolescentes e crianças, agentes ativos na evangelização.