Foram contabilizadas mais de 13 mil respostas ao questionário sobre a família, «algumas de caráter individual» e outras «resultantes da reflexão de grupos, movimentos ou comunidades paroquiais»
Foram contabilizadas mais de 13 mil respostas ao questionário sobre a família, «algumas de caráter individual» e outras «resultantes da reflexão de grupos, movimentos ou comunidades paroquiais»Mais de 13 mil pessoas responderam ao questionário online de preparação ao Sínodo extraordinário dos Bispos sobre a Família, revelou a Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa. Durante as três semanas em que o questionário esteve disponível, obtivemos 13 912 respostas, algumas de caráter individual, outras manifestamente resultantes da reflexão de grupos, movimentos ou comunidades paroquiais, indicam os responsáveis, em comunicado.
as respostas, recolhidas até ao último domingo, dia 8 de dezembro, eram na sua maioria de leigos (93,97 por cento), de pessoas entre os 30 e os 59 anos (64 por cento) e do sexo feminino (56,04 por cento). apesar de ser um questionário disponibilizado pela Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, 3494 pessoas (25 por cento) de outras dioceses responderam ao questionário.
Os promotores da iniciativa vão agora proceder à análise de todos os contributos recebidos. Pretendemos elaborar uma síntese das respostas por nós recebidas. até ao final de dezembro de 2013 esta síntese será enviada para a Conferência Episcopal Portuguesa juntamente com todas as respostas individuais ao questionário e as reflexões das comunidades, permitindo a sua inclusão no contributo nacional que será entregue à Secretaria do Sínodo até ao final de janeiro de 2014, indicam os responsáveis, no mesmo documento.