Em época natalí­cia, antónio Vitalino, bispo de Beja, pede a todos os fiéis «para não se cansarem nem desistirem de alimentar a luz e a esperança» de um «povo fatigado»
Em época natalí­cia, antónio Vitalino, bispo de Beja, pede a todos os fiéis «para não se cansarem nem desistirem de alimentar a luz e a esperança» de um «povo fatigado»Com o Natal à porta, antónio Vitalino, bispo de Beja, pede a todos os fiéis da região para não se cansarem nem desistirem de alimentar a luz e a esperança de um povo fatigado. O pior que nos pode acontecer é nada nos interessar. Viver sem objetivos, sem metas, ao sabor dos acontecimentos, pode causar o desespero e levar até ao suicídio, afirma o prelado, na sua última nota pastoral, intitulada Desejo e esperança.

Para antónio Vitalino, a abundância de alimentos e de objetos materiais de entretenimento poderá ter conduzido a poucas manifestações de carinho e ternura. a falta de atenção e amor tem produzido um deserto demográfico, pelo receio de não haver meios materiais suficientes para o crescimento dos filhos, mas, pior que isso e talvez mesmo em consequência disso, tem conduzido a uma frieza e pobreza de relações, que originam muitas doenças psíquicas, em crianças, jovens e adultos, refere.

Segundo o bispo de Beja, nesta época do ano, muitos esperam os presentes, sem alegria e sem amor e os adultos têm dificuldade em encontrar algo que ainda desperte contentamento nos mais novos. Por isso, antónio Vitalino pede abertura à comunidade, a começar pela família.