José Martins venceu a quinta edição do Troféu Português do Voluntariado. O premiado é responsável por um projeto ligado a pessoas com doença mental
José Martins venceu a quinta edição do Troféu Português do Voluntariado. O premiado é responsável por um projeto ligado a pessoas com doença mentalO voluntário José Martins venceu a quinta edição do Troféu Português do Voluntariado, uma iniciativa promovida pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV). O galardoado é responsável por um projeto que incide sobre pessoas com doença mental, intitulado Fora de Portas com São Rafael, e promovido pela organização Casa de Saúde São João de Deus, em Barcelos.
O projeto no qual José Martins está envolvido tem como objetivoincentivar a participação independente dos doentes nas atividades básicasdavida diária, fomentar a participação dos destinatários na comunidade (diminuindo-lhes o auto-estigma) e desenvolver a sua interação social, indica a CPV, em comunicado.
através desta distinção, pretendeu-se chamar a atenção para um dos problemas mais graves com que a sociedade portuguesa se debate, atualmente, e para as dificuldades sentidas pelas pessoas com doença mental, seus familiares e instituições que lhes prestam apoio, realçando a importância de garantir uma intervenção inclusiva.
a cerimónia de entrega do troféu decorreu a semana passada, no Dia Internacional dos Voluntários, no auditório da Feira Internacional de Lisboa. Este ano, a Confederação Portuguesa do Voluntariado recebeu 23 candidaturas de várias organizações e de diferentes pontos do país.