até ao final de dezembro está a decorrer a quinta edição do Peditório Nacional de Pilhas e Baterias usadas a favor do Instituto Português de Oncologia
até ao final de dezembro está a decorrer a quinta edição do Peditório Nacional de Pilhas e Baterias usadas a favor do Instituto Português de OncologiaO quinto Peditório Nacional de Pilhas e Baterias, promovido pela Ecopilhas, está a decorrer ao longo deste mês, a favor do Instituto Português de Oncologia (IPO) e também a alertar para o perigo da deposição incorreta das pilhas e baterias.
O resultado da recolha irá permitir à Ecopilhas doar ao IPO de Lisboa dois aparelhos de videoendoscopia portátil, com gravação de imagem e processamento de dados. Estes equipamentos de diagnóstico serão usados nas consultas de Otorrinolaringologia (ORL) e de Urologia, podendo ser também usado em Bloco Operatório.
Estes equipamentos desempenham um importante papel na avaliação dos tumores das vias aéreas digestivas superiores (ORL), na avaliação do carcinoma do colo do útero em doentes irradiadas e patologia da bexiga e próstata (Urologia), tornando-se num meio de observação dos resultados dos tratamentos efetuados.
Para participar, os cidadãos devem colocar as pilhas usadas de lanternas, relógios, rádios, comandos de aparelhos, brinquedos, bem como as baterias usadas de máquinas fotográficas, telemóveis, computadores, ferramentas elétricas, entre outras, num dos 16. 000 pilhões existentes em todo o país.