a vida será o que eu quero.como é possível? é verdade! Nós decidimos o que queremos e pretendemos fazer. Só que muitas vezes não somos capazes de o conseguir sozinhos. Precisamos de uma mão amiga
a vida será o que eu quero.como é possível? é verdade! Nós decidimos o que queremos e pretendemos fazer. Só que muitas vezes não somos capazes de o conseguir sozinhos. Precisamos de uma mão amigaHoje é um dia especial! Convém lembrar, comemoramos a Conceição Imaculada de Maria. Será este um ponto de referência para a reflexão de hoje, independentemente das crenças religiosas de cada um de nós. O direito a acreditar ou não é implícito no ser humano, mas para aqueles que procuram o dom da fé – este é um caminho quantas vezes longo e difícil – haverá sempre uma segunda oportunidade para viver esta vida com o sentido do além.

a vida tem sentido único: ser vivida. Infelizmente, quantas vezes nos esquecemos desta verdade! acabamos por nos preocupar com pormenores, que, embora sejam importantes, são sempre inferiores a este valor que Deus nos concedeu.

a maior parte dos portugueses estão a passar momentos difíceis. Há famílias com filhos (ou sós) que não têm o necessário para o seu dia a dia; muitos sem emprego e portanto sem uma base de subsistência que lhes permita uma vida digna. Há centenas de milhares de pessoas, adultos, jovens e crianças, que apenas sobrevivem porque há uma mão amiga que os protege. Há inúmeros idosos que estão a ajudar filhos e netos, mesmo com o pouco de que dispõem. É a solidariedade que ainda une as famílias que permite suprir as carências arduamente suportadas por aqueles que não têm ou não conseguem o suficiente para viver. Ou seja, os problemas materiais estão no primeiro lugar das nossas preocupações. E não é para menos ou não seríamos responsáveis.

Parece haver uma contradição entre viver a vida como nós quisermos e a realidade, mas isso apenas poderá acontecer quando não conseguimos harmonizar o quisermos com a forma de viver. O ser humano procura tendencialmente o conforto, o bem-estar, não olhando ao preço pago para o conseguir. Quantas vezes esse preço não é o dinheiro. Há ricos que não passam de pobres e pobres que vivem com uma riqueza incalculável. Há valores mais importantes que o dinheiro e esses não se compram, quer queiramos ou não. Se o dinheiro pagasse tudo, ai daqueles que não o têm. Mas não é isso que vemos.

Todos nós precisamos de uma mão amiga, seja qual for a condição social e/ou o credo, e que pode surgir quando menos esperamos. Para aqueles que têm fé é mais fácil de acontecer, seja a dar ou receber, por que o espírito está presente.

Se nos detivermos um pouco e pensarmos, constatamos que vem milhões de pessoas a Fátima, junto da Virgem, à procura de uma mão amiga que as reconforte. a maior parte serão de poucas posses, mas dão o pouco que têm.

a vida será mesmo o que nós quisermos, se soubermos juntar em poções certas o amor aos outros, dando o que temos, o que quer que seja, com o desejo de agradar a Deus e seguindo o exemplo de Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.