Durante os dias que antedecem o Natal, antónio Vitalino, bispo de Beja, pede aos fiéis para lerem, orarem, darem as suas opiniões e ajudarem os pobres e doentes, de modo a que seja possível construir um mundo mais «dialogante»
Durante os dias que antedecem o Natal, antónio Vitalino, bispo de Beja, pede aos fiéis para lerem, orarem, darem as suas opiniões e ajudarem os pobres e doentes, de modo a que seja possível construir um mundo mais «dialogante» a escassas semanas do Natal, antónio Vitalino, bispo de Beja, sugere algumas atitudes para salvar a humanidade, que afirma estar carente de amor e de pão, e muito desigual no usufruto dos bens deste mundo.

Entre as várias recomendações do prelado estão o preenchimento do questionário sobre a família, a participação na oração comunitária e a leitura da exortação apostólica do Papa Francisco, intitulada alegria do Evangelho. além disso, antónio Vitalino convida os fiéis a serem sensíveis aos problemas das pessoas mais desfavorecidas.

a recolha de alimentos para o Banco alimentar contra a Fome, feita neste fim de semana com a participação de milhares de voluntários generosos, jovens e adultos, veio lembrar-nos que sem partilha e entreajuda não conseguiremos combater as injustiças e as crises dum mundo egoísta, cheio de desigualdades e indiferença perante os sofrimentos do próximo, afirma.

Contactar com as pessoas doentes, é outra das recomendações do prelado. a solidão na doença e na pobreza causam sofrimento atroz e exclusão nas nossas sociedades. Por isso o advento deve levar-nos a caminhar com alegria ao encontro dos que sofrem, seja pela solidão, a doença, a pobreza, ou pela falta de trabalho remunerado, enumera.

Na sua nota pastoral, intitulada, O programa do Papa e o nosso, antónio Vitalino refere que tais comportamentos durante a preparação para o Natal podem contribuir para a construção dum mundo mais solidário, dialogante, próximo e fraterno.