O Prémio Martin Ennals será atribuído em Genebra, Suí­ça, no final deste ano, a uma pessoa ou a uma organização, que desenvolva esforços na promoção e defesa dos direitos humanos
O Prémio Martin Ennals será atribuído em Genebra, Suí­ça, no final deste ano, a uma pessoa ou a uma organização, que desenvolva esforços na promoção e defesa dos direitos humanos a próxima edição do Prémio Martin Ennals para os defensores dos direitos humanos, está com candidaturas abertas até à próxima segunda-feira, 9 de dezembro. Os candidatos devem ser apresentados para apreciação do júri no site da Fundação Martin Ennals. Quanto à cerimónia de entrega do prémio, esta vai realizar-se no final deste ano, em Genebra, na Suíça, contando com a presença de três dos nomeados. Batizado em honra do primeiro secretário-geral da amnistia Internacional (aI), Martin Ennals, este galardão, no valor de mais de 16 mil euros, distingue anualmente o trabalho de uma pessoa, ou de uma organização, que desenvolva esforços na promoção e defesa dos direitos humanos.

Serão tidos em conta os casos em que esse trabalho está a ser realizado em situações de risco e nos quais se constata uma atividade de luta pelos direitos humanos revelando excecional coragem e inovação. Segundo a aI, o objetivo deste prémio é o de encorajar indivíduos e organizações no combate pelas liberdades fundamentais, especialmente o daqueles que é desenvolvido em condições hostis e precisam de especial proteção.