O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência será assinalado em Portugal com várias iniciativas. Numa mensagem alusiva à efeméride, Ban Ki-moon pede que as barreiras sejam quebradas de modo a «dar oportunidade a todas as pessoas com deficiência»
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência será assinalado em Portugal com várias iniciativas. Numa mensagem alusiva à efeméride, Ban Ki-moon pede que as barreiras sejam quebradas de modo a «dar oportunidade a todas as pessoas com deficiência»O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é assinalado esta terça-feira, 3 de dezembro, com o tema Quebrem barreiras, abram portas: por uma sociedade inclusiva para todos. Para marcar a data, o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), em conjunto com a Casa Pia de Lisboa, vai realizar uma festa para os mais novos, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e um congresso sobre a surdocegueira, no Centro Cultural de Belém.
Durante o dia de hoje vai decorrer também a conferência por Uma Vida Independente, que conta com a presença de vários participantes estrangeiros. ainda na capital portuguesa, irá realizar-se a entrega dos prémios BPI Capacitar 2013, uma iniciativa integrada na política de responsabilidade social da instituição bancária.
Pelas 19h00, a associação Portuguesa de Deficientes vai promover uma vigília contra as medidas de austeridade e, em Cascais, vão comemorar-se os 25 anos da Comissão para a Pessoa com Deficiência do concelho, com a inauguração de uma exposição de arte. Já o Porto vai acolher um seminário que incidirá sobre o tema Espaço Público para Todos.
Numa mensagem para assinalar a efeméride, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), recorda que existem mil milhões de pessoas que vivem com deficiência. Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, apelo aos Governos, membros da ONU, empresas e sociedade civil para quebrar barreiras e dar oportunidade a todas as pessoas com deficiência, refere o responsável.