O seminarista queniano Bernard Obiero prepara-se para fazer a Profissão Perpétua e para receber o diaconado em Portugal. Na Igreja europeia diz existir «muito secularismo», e, por isso, quer «evangelizar e dar consolação a este povo»
O seminarista queniano Bernard Obiero prepara-se para fazer a Profissão Perpétua e para receber o diaconado em Portugal. Na Igreja europeia diz existir «muito secularismo», e, por isso, quer «evangelizar e dar consolação a este povo»Bernard Obiero, seminarista natural do Quénia, que integra a comunidade dos Missionários da Consolatano bairro do Zambujal (amadora), está prestes a realizar a Profissão Perpétua e a receber o diaconado, o que representa mais entrega e oferta da sua vida à Igreja e à comunidade, considera o jovem.

O queniano de 30 anos vai fazer a Profissão Perpétua no próximo domingo, 24 de novembro, às 11h00, na capela do Centro Consolação e Vida, localizada no bairro do Zambujal. Quanto à ordenação diaconal, esta vai decorrer dia 1 de dezembro, às 15h30, no Mosteiro dos Jerónimos, e será presidida por Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa.

Em declarações à Fátima Missionária, Bernard Obiero disse que sonha com as cerimónias que se vão realizar nos próximos dias, e com o impacto que estas vão ter na sua vida, desde os 19 anos, altura em que ingressou no Seminário dos Missionários da Consolata, em Nairobi, após um período de discernimento vocacional.

Depois de ter passado por Moçambique e Roma, Bernard Obiero está em Portugal desde outubro de 2012, onde trabalha num bairro social. além disso também se tem dedicado à Pastoral Juvenil, ao acompanhamento dos Leigos Missionários da Consolata e ao voluntariado junto dos sem abrigo na associação CaIS.
apesar de inicialmente não ter sido fácil aprender a língua portuguesa, Bernard Obiero conta que não teve dificuldades para se inserir no bairro do Zambujal. Quando comparada com a Igreja africana, que bem conhece, a europeia revela muito secularismo e indiferença para aquilo que é o religioso, indicou o seminarista, admitindo que tal situação lhe causa tristeza.

Contudo, confessa ter vontade para evangelizar e dar consolação a este povo. a poucos dias de fazer a Profissão Perpétua e a ordenação diaconal, Bernard Obiero diz estar contente, feliz e tranquilo, à semelhança dos seus quatro irmãos, que vivem no Quénia, mas que lhe dão muito apoio, apesar da distância.