Para ajudar as crianças a adquirir aptidões ligadas à literacia, um grupo de investigadores da Universidade do Minho desenvolveu o ‘t-words’. a investigação foi agora premiada nos World Technology awards
Para ajudar as crianças a adquirir aptidões ligadas à literacia, um grupo de investigadores da Universidade do Minho desenvolveu o ‘t-words’. a investigação foi agora premiada nos World Technology awardsUm projeto português para crianças, desenvolvido por quatro investigadores da Universidade do Minho, foi premiado nos World Technology awards, na categoria de entretenimento.com o nome de t-words’, o projeto consiste num interface’ educativo, constituído por blocos físicos, onde as crianças podem desenhar.
Enquanto desenham, a superfície emite sons, permitindo às crianças desenvolver pequenas narrativas visuais e sonoras. Segundo Pedro Branco, um dos investigadores envolvidos no projeto, o objetivo é ajudar a combater os problemas de literacia dos mais novos.
Dada a ênfase do t-words’ na exploração sonora, pensamos que poderá incentivar de forma lúdica o desenvolvimento e a sensibilidade fonológica, ajudando as crianças a adquirir aptidões ligadas à literacia, explica em comunicado. No ano passado, o t-words’ já tinha conquistado o primeiro prémio da Internacional Conference of advances in Computer Entertainment, que se realizou no Nepal.

Com a vitória nos World Technology awards, o t-words’ torna-se no primeiro projeto português a ser distinguido na categoria de entretenimento desta competição, que anualmente, distingue as tecnologias mais inovadoras do século XXI. O t-words’ foi premiado durante uma cerimónia que decorreu a semana passada, no Time Life Building, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da américa.