Os cidadãos mais carenciados do concelho de Viana do Castelo receberam cerca de mil vales sociais, para comprar bens alimentares como carne e fruta
Os cidadãos mais carenciados do concelho de Viana do Castelo receberam cerca de mil vales sociais, para comprar bens alimentares como carne e frutaas famílias mais desfavorecidas do concelho de Viana do Castelo têm vindo a receber vales sociais para comprar bens alimentares como carne e fruta. a medida foi apresentada pela Câmara de Viana do Castelo em julho de 2012. Só no primeiro ano, até junho passado, obrigou a uma comparticipação municipal superior a 9. 000 euros.
até ao momento foram já distribuídos cerca de mil vales a famílias carenciadas para aquisição de produtos alimentares, explicou a autarquia. Os vales sociais, de cinco euros para as frutas e legumes, e de 10 euros para a carne e peixe, são entregues após a avaliação da situação socioeconómico da família, explicou a mesma fonte municipal, em declarações à agência Lusa.
Temos relato de famílias que já não incluem peixe e carne nas suas dietas. Todos pensávamos que seriam tempos difíceis, devido à crise, mas não imaginávamos que fosse assim, afirmou José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, aquando do lançamento da medida.
Entretanto, perante o agravamento da situação financeira das famílias, a autarquia aprovou, este mês, um reforço da verba para estes vales sociais no montante de mais mil euros, até final do ano. além disso, a Câmara de Viana do Castelo aprovou também a celebração de protocolos com a Cáritas Diocesana e o Gabinete de atendimento à Família, com vista à transferência de um apoio financeiro mensal no valor de 8. 000 euros.