a Igreja Católica quer saber a opinião dos fiéis sobre questões como o divórcio ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, para preparar o próximo Sínodo extraordinário dos bispos. O questionário já está disponível online
a Igreja Católica quer saber a opinião dos fiéis sobre questões como o divórcio ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, para preparar o próximo Sínodo extraordinário dos bispos. O questionário já está disponível onlineO inquérito da Igreja Católica, criado para conhecer a atual realidade familiar, já pode ser respondido online, em Portugal, até 8 de dezembro, através da página na Internet do Patriarcado de Lisboa. O Vaticano enviou às conferências episcopais de todo o mundo uma consulta mundial sobre as novas realidades da vida familiar, abordando questões como o divórcio ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Segundo o texto que antecede o questionário, a ideia da iniciativa é facilitar o contributo de cada fiel católico para aquela que é considerada uma consulta histórica. O inquérito do Vaticano aborda temas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a proibição do uso de contraceção artificial, a possibilidade de um católico divorciado voltar a casar-se ou receber a comunhão e o número de jovens que optam por viver juntos antes de se casarem.
Segundo a agência Lusa, a Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa elaborou uma série de cartazes para divulgar o inquérito nas paróquias e comunidades católicas. Os resultados do inquérito vão servir para preparar a assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos, que irá realizar-se em Roma, de 5 a 19 de outubro de 2014, com o tema Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização.