Numa lista onde os três primeiros lugares não foram atribuídos, Portugal ficou no sexto posto em termos de melhor desempenho relativamente às políticas na área das alterações climáticas
Numa lista onde os três primeiros lugares não foram atribuídos, Portugal ficou no sexto posto em termos de melhor desempenho relativamente às políticas na área das alterações climáticasPortugal foi considerado o terceiro melhor país em termos de desempenho relativamente às políticas na área das alterações climáticas. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 18 de novembro, na Conferência das Nações Unidas sobre as alterações Climáticas, em Varsóvia, Polónia.
Esta classificação compara os 58 países industrializados responsáveis por mais de 90 por cento das emissões de dióxido de carbono, e tem por base o Climate Change Perfomance Índex (CCPI), um índice sobre o desempenho das políticas de alterações climáticas, criado para aumentar a pressão política e social.

apesar de ser o terceiro mais amigo do ambiente, Portugal está, na realidade, classificado em sexto lugar, uma vez que os três primeiros postos não foram adjudicados porque os responsáveis pelo documento consideram que nenhum país é merecedor do pódio em relação à proteção do clima.
Segundo um comunicado da Quercus, na 9a edição Portugal obteve o melhor resultado de sempre, pelo facto de ter diminuído a utilização de combustíveis fósseis, uma situação reforçada pelo contexto de crise, e pelos resultados da política energética, que se devem principalmente ao investimento em energias renováveis. Nos primeiros lugares do CCPI estão a Dinamarca e o Reino Unido, sendo que a arábia Saudita ocupa o último lugar.