O í­ndice dos países africanos mais amigos das crianças coloca Cabo Verde no top cinco. Segundo o relatório, «o continente africano tornou-se num lugar mais adequado» para os mais novos
O í­ndice dos países africanos mais amigos das crianças coloca Cabo Verde no top cinco. Segundo o relatório, «o continente africano tornou-se num lugar mais adequado» para os mais novosCabo Verde é o quinto entre 52 países africanos com as políticas mais favoráveis às crianças. No entanto, os restantes Estados lusófonos foram classificados nos 18 últimos lugares. O Índice dos países africanos mais amigos das crianças compara a atualidade com a observação feita em 2008.
a conclusão, lê-se no documento a que a agência Lusa teve acesso, é que o continente africano tornou-se num lugar mais adequado para as suas crianças do que há cinco anos, devido ao crescente investimento em setores que têm influência nos mais novos, como a educação, a saúde, e o progresso na proteção jurídica contra os abusos infantis.
a diminuição na taxa de mortalidade em África foi tão acentuada que os autores estimam que foi a descida mais rápida dos últimos 30 anos em termos globais, e o balanço também é positivo no aumento do acesso à educação primária. Contudo, muitas crianças continuam a perder a vida devido a causas evitáveis. além disso, a violência infantil ainda é preponderante.
O relatório, publicado esta segunda-feira, 18 de novembro, indica que as políticas favoráveis às crianças não dependem da riqueza do Estado, mas da determinação dos governantes, tendo determinado várias prioridades: maior responsabilização perante as crianças, combate à mortalidade e melhoria do acesso às necessidades básicas, maior investimento e combate à desigualdade, proteção jurídica e melhorar a participação das crianças nas decisões que as afetam.