Os estudantes do Instituto Vasco da Gama vão realizar campanhas de recolha de bens alimentares, roupa, brinquedos e materiais recicláveis, no âmbito do projeto cívico «Espalhar Sorrisos». Visitas ao domicí­lio de idosos, também fazem parte da iniciativa
Os estudantes do Instituto Vasco da Gama vão realizar campanhas de recolha de bens alimentares, roupa, brinquedos e materiais recicláveis, no âmbito do projeto cívico «Espalhar Sorrisos». Visitas ao domicí­lio de idosos, também fazem parte da iniciativaO Instituto Vasco da Gama, localizado emSantiago da Guarda, freguesia do concelho de ansião, vai realizar um conjunto de iniciativas solidárias, durante os meses de novembro e dezembro, no âmbito do projeto Espalhar Sorrisos. Entre as ações estão campanhas de recolha de bens alimentares, roupa e brinquedos, que depois serão oferecidos a famílias carenciadas, à Cáritas Diocesana e à assistência Médica Internacional (aMI).

Estão também agendadas visitas ao domicílio de idosos, para prestar algum auxílio ou, apenas, fazer companhia, bem como encontros culturais com instituições locais de solidariedade social, e participação em festas ou dinamização de eventos.

além destas ações, os estudantes estão a realizar uma campanha de recolha de materiais recicláveis. Os materiais angariados serão reutilizados e transformados em objetos decorativos referentes ao Natal, que irão enfeitar a escola e as ruas da freguesia de Santiago da Guarda, enquanto outros serão colocados à venda, sendo que a receita reverterá a favor da aMI.

Com esta iniciativa pretendemos desenvolver atividades que promovam a proximidade e afetividade dos jovens com os utentes de instituições de solidariedade social, explicou Fátima Marques, diretora do Instituto Vasco da Gama, em declarações ao Rádio Clube Pombal. a iniciativa Espalhar Sorrisos foi criada para promover ações de carácter social, cívico e ambiental, através de campanhas de solidariedade e voluntariado.