Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, os hospitais da rede Saúde CUF estão a oferecer rastreios gratuitos à diabetes, que são aconselhados, sobretudo, a pessoas com excesso de peso, hipertensão, colesterol elevado ou doenças cardiovasculares
Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, os hospitais da rede Saúde CUF estão a oferecer rastreios gratuitos à diabetes, que são aconselhados, sobretudo, a pessoas com excesso de peso, hipertensão, colesterol elevado ou doenças cardiovascularesO Dia Mundial da Diabetes é assinalado esta quinta-feira, 14 de novembro. Para marcar a data, os hospitais da rede Saúde CUF estão a oferecer rastreios gratuitos à diabetes. Os rastreios são aconselhados, sobretudo, a pessoas com excesso de peso, hipertensão, colesterol elevado ou doenças cardiovasculares, revelam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado. Mulheres que tenham sofrido de diabetes gestacional, e pessoas com historial familiar de diabetes são também vistos como grupos de risco.
O Hospital CUF Descobertas (Parque das Nações, Lisboa) e Infante Santo (alcântara), o Instituto CUF (Matosinhos), e as Clínicas CUF de alvalade, Torres Vedras e Cascais foram as instituições que aderiram à iniciativa. O Dia Mundial da Diabetes é uma ocasião para alertar para esta realidade, com iniciativas dirigidas à população em geral. Por isso, pela cidade de Lisboa, as pessoas podem encontrar bicicletas estáticas em paragens de autocarro, de metro, escola ou estação de comboios.
Segundo a agência Lusa, a iniciativa partiu da associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e da Sociedade Portuguesa de Diabetologia que pretendem, desta forma, criar movimento, mostrando que é possível incluir atividade física na rotina diária. No mesmo dia, arranca um projeto dirigido a crianças, que leva um autocarro às escolas, onde será dada formação sobre a diabetes, a obesidade infantil e a emergência médica em caso de enfarte. O projeto Geração Saudável inicia no agrupamento de escolas Bairro Padre Cruz, em Lisboa, e vai alargar-se durante todo o ano letivo 2013/2014 a 40 escolas.
Neste dia, o Instituto Nacional de Emergência Médica deixa também um alerta para a necessidade de as pessoas conhecerem os sintomas de descompensação desta doença, que se pode traduzir em hipoglicémia (falta de açúcar no sangue) ou hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue). a diabetes é uma doença crónica, cada vez mais frequente, caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. a atividade física regular e a adoção de hábitos alimentares saudáveis são formas para prevenir a doença. Segundo a Direção-Geral da Saúde, a diabetes atinge mais de 371 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo Portugal um dos países europeus com uma taxa mais elevada de prevalência da doença.