Um grupo solidário do Facebook está a oferecer refeições a 900 pessoas carenciadas da ilha de São Miguel, nos açores
Um grupo solidário do Facebook está a oferecer refeições a 900 pessoas carenciadas da ilha de São Miguel, nos açoresUm grupo criado através das redes sociais alimenta cerca de 900 pessoas carenciadas, referenciadas pelas juntas de freguesia e, nalguns casos, por assistentes sociais ou instituições de solidariedade social, na ilha de São Miguel, nos açores. atualmente, a ajuda já vai além da alimentação e conta com o apoio de voluntários, particulares, comerciantes e empresas.
Começámos com 60 pessoas e atualmente apoiamos cerca de 900. E neste momento, infelizmente, não temos capacidade para responder a muito mais, explicou Sónia Borges de Sousa, que integra o projeto Info Solidário, em declarações à agência Lusa. a iniciativa começou no final de outubro de 2012 e nasceu na rede social Facebook, após uma professora ter feito uma publicação na qual demonstrava preocupação por ter uma aluna que revelava carências alimentares.
Houve um grupo de cidadãos que achou que o Facebook não deveria servir apenas para criticar, mas que também, através de uma rede social, se poderia fazer um projeto e algo em prol da comunidade, disse Sónia Borges de Sousa, adiantando que desde então são muitos os anónimos que semanalmente doam bens. Devido à colaboração de dezenas de voluntários, o projeto tem vindo a crescer e já existem em São Miguel, quatro núcleos com o nome de Info Solidário. Existe também o projeto Fajã de Baixo Solidária, que nasceu dentro do Info Solidário.
além da alimentação, o Info Solidária apoia grávidas, doentes que precisam de próteses ou na aquisição de óculos, disponibilizando também apoio jurídico e tentando encaminhar os desempregados para ofertas de emprego. Feijão, leite, iogurtes e pão são algumas das ofertas, mas a maior quantidade de legumes vem dos comerciantes do mercado da Graça, em Ponta Delgada, que oferecem o que não conseguem guardar para venda.