«Infelizmente, as vítimas são muitas e os danos enormes», disse o Papa pedindo ajuda concreta às populações das Filipinas atingidas pelo Tufão Haiyan.

«Infelizmente, as vítimas são muitas e os danos enormes», disse o Papa pedindo ajuda concreta às populações das Filipinas atingidas pelo Tufão Haiyan.
a reflexão do Papa, antes da oração do angelus, abordou neste dia 10 de novembro, o tema da morte e da ressurreição. Partindo do Evangelho dominical, que fala da ressurreição e da vida futura, disse: Nós estamos em caminho, em peregrinação para a vida plena e esta vida plena é a que nos ilumina no nosso caminho. Se olharmos só com um olhar humano, somos levados a dizer que o caminho do homem vai da vida à morte. Jesus sacode esta perspetiva e afirma que a nossa peregrinação vai da morte à vida, à vida plena, sublinhou o Santo Padre, dizendo que é Jesus quem nos ensina que vida depois da morte não segue os mesmos parâmetros da vida terrena. Explicitando melhor o seu pensamento, Francisco afirmou a vida eterna é uma outra vida, numa outra dimensão onde, entre outras coisas, já não haverá casamento. Os ressuscitados serão como os anjos e viverão num estado diferente, que por agora não podemos experimentar nem sequer imaginar. após a recitação da oração do angelus, o Papa recordou a efeméride deste dia: Ocorre hoje o 75. º aniversário da chamada noite dos cristais’: a violência da noite entre 9 e 10 de novembro de 1938 contra os judeus, as sinagogas, as casas, as lojas, marcou um triste passo para a tragédia da Shoah. Por isso pediu que, fazendo memória destes pecados passados, se lute contra qualquer forma de ódio e de intolerância e se renove a proximidade e solidariedade para com o povo judaico, os nossos irmãos mais velhos, sublinhou. Finalmente, Francisco não esqueceu a tragédia das Filipinas causada pelo tufão Haiyan que terá atingido para cima de meio milhão de pessoas, causando a morte a vários milhares: Infelizmente, as vítimas são muitas e os danos enormes. Rezemos por estes nossos irmãos e irmãs, procurando fazer-lhes chegar também a nossa ajuda concreta.