as Jornadas Contra a Violência Doméstica vão reunir, em Braga, profissionais, académicos e vítimas para analisar e debater esta problemática
as Jornadas Contra a Violência Doméstica vão reunir, em Braga, profissionais, académicos e vítimas para analisar e debater esta problemáticaO Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres será assinalado no próximo dia 25 de novembro. Para marcar a data, a associação Portuguesa de apoio à Vítima (aPaV) vai realizar a primeira edição das Jornadas Contra a Violência Doméstica, na Escola de Direito da Universidade do Minho, em Braga.
a iniciativa será uma ocasião para analisar e debater perspetivas e olhares sobre a violência doméstica, a partir das experiências e conhecimentos de experientes profissionais que apoiam as vítimas, dos académicos que estudam a temática, e também das próprias vítimas, explicam os responsáveis pelo evento, em comunicado.
as Jornadas Contra a Violência Doméstica vão contar com as intervenções de Marlene Matos, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Hernâni Veloso Neto, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Silvana Freitas, da Equipa Distrital de Emergência Social de Braga e de J. Pinto da Costa, Professor Catedrático de Psicologia Forense e Medicina Legal.
Em 2013 morreram 32 mulheres vítimas de violência doméstica. Segundo dados da UMaR – União de Mulheres alternativa e Resposta, no ano de 2012 as forças de segurança receberam 26 mil participações, sendo que cerca de 260 agressores cumprem pena de prisão.