a iniciativa «Florestar Portugal 2013» está prestes a realizar-se. através desta ação, 74 Municípios vão plantar mais de 91 mil árvores autóctones
a iniciativa «Florestar Portugal 2013» está prestes a realizar-se. através desta ação, 74 Municípios vão plantar mais de 91 mil árvores autóctonesSetenta e quatro municípios portugueses vão plantar mais de 91 mil árvores de espécies autóctones no próximo dia 23 de novembro, no âmbito da iniciativa, Florestar Portugal 2013. Entre as espécies disponíveis para a edição deste ano estão a azinheira, cerejeira-brava, carvalho-português, carvalho-negral, medronheiro, zambujeiro, sobreiro, amieiro, freixo, borrazeira-negra, salgueiro-branco, ulmeiro e choupo-negro.
as espécies para plantação são cedidas pelos viveiros florestais do Estado. No total, vão ser dadas 91. 069 árvores de 31 espécies. através desta ação pretende-se envolver a comunidade, especialmente os mais jovens, e potenciar a criação de estruturas e redes locais de recuperação da floresta autóctone portuguesa.
O objetivo do projeto passar por fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos, fazendo chegar os conhecimentos e as árvores às pessoas e instituições que possuem vontade e condições de intervir, pode ler-se num comunicado da organização. Embora o Florestar Portugal 2013 decorra apenas durante um dia, os municípios podem plantar as restantes árvores até março de 2014.