Segundo Mutuma Ruteere, relator da Organização das Nações Unidas, a pobreza está associada ao racismo e à discriminação, uma vez que as minorias étnicas são afetadas de forma desproporcional pela falta de variados bens
Segundo Mutuma Ruteere, relator da Organização das Nações Unidas, a pobreza está associada ao racismo e à discriminação, uma vez que as minorias étnicas são afetadas de forma desproporcional pela falta de variados bensLegados históricos, como o impacto da escravidão e da colonização, continuam a ser as principais razões de desvantagens socioeconómicas em muitas partes do mundo, afirmou Mutuma Ruteere, relator sobre formas contemporâneas de racismo, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o relatório deste profissional, apresentado na última segunda-feira, 4 de novembro, em Nova Iorque e Genebra, as minorias étnicas e raciais são desproporcionalmente atingidas pela pobreza com a falta de acesso à saúde, à educação e à moradia adequada.
Segundo a Rádio das Nações Unidas, o relatório de Mutuma Ruteere tem como foco a ligação entre o racismo e a pobreza, e refere que os desequilíbrios históricos continuam a afetar grupos de discriminados, o que faz com que gerações sucessivas herdem as desvantagens e os problemas dos seus antecessores.
Para o responsável, a discriminação baseada em factores com raça, religião, etnia, idioma ou poder socioeconómico agravam a vulnerabilidade dessas pessoas. Para Mutuma Ruteere, os governantes têm a obrigação de evitar a marginalização e garantir a segurança e proteção dos direitos humanos desses grupos.