Para que seja possível identificar as dificuldades de leitura e escrita nas crianças, o Hospital CUF Porto vai realizar um rastreio gratuito para os mais pequenos. O objetivo é evitar futuras dificuldades acentuadas de literacia
Para que seja possível identificar as dificuldades de leitura e escrita nas crianças, o Hospital CUF Porto vai realizar um rastreio gratuito para os mais pequenos. O objetivo é evitar futuras dificuldades acentuadas de literaciaO Centro da Criança e do adolescente do Hospital CUF Porto vai realizar um rastreio gratuito às dificuldades de leitura e escrita para crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico, no próximo dia 9 de novembro. O objetivo da ação é ajudar os encarregados de educação a identificar, o mais cedo possível, as perturbações de leitura e de escrita das crianças, e também alertar para a necessidade de intervir precocemente, de modo a evitar futuras dificuldades acentuadas de literacia e atrasos escolares.

Muitas crianças apresentam um ritmo de aprendizagem e um desempenho na leitura e na escrita inferior ao esperado, apesar de uma instrução adequada e dos seus esforços para progredirem, e é por isso importante realizar iniciativas como esta, que nos permitam identificar essas fragilidades precocemente, explica Emídio Carreiro, diretor do Centro da Criança e do adolescente do hospital portuense, em comunicado.

a iniciativa vai ser dirigida por Inês Correia, psicóloga no Centro da Criança e do adolescente. as inscrições para este rastreio gratuito devem ser feitas através do email pediatria. cufporto@jmellosaude.pt. Simultaneamente, será apresentado um questionário que deve ser preenchido e entregue antes da avaliação da criança.