a associação Portuguesa de Educação ambiental, a Escola Secundária São João de Deus, a administração Hidrográfica dos açores, a EPaL, a Ecologicalkids, a Herdade do Esporão e a união de cooperativas UCaSUL venceram os prémios Green Project awards
a associação Portuguesa de Educação ambiental, a Escola Secundária São João de Deus, a administração Hidrográfica dos açores, a EPaL, a Ecologicalkids, a Herdade do Esporão e a união de cooperativas UCaSUL venceram os prémios Green Project awardsProteção de rios, vinhas biológicas ou fraldas reutilizáveis são alguns dos projetos premiados no âmbito dos Green Project awards, uma iniciativa que distingue ações inovadoras na área da sustentabilidade. Este ano, foram distribuídos sete primeiros prémios e uma dezena de menções honrosas.
a associação Portuguesa de Educação ambiental foi premiada com o projeto Eu tenho um troço de rio, e tu?, de conservação e melhoria dos sistemas fluviais, fomentando o empreendedorismo ambiental, social e económico, através do incentivo à adoção de um rio ou ribeira e sua monitorização.
a Escola Secundária São João de Deus, em Faro, conseguiu o galardão da categoria iniciativa jovem, de educação para a cidadania. Na categoria informação e tecnologia a grande vencedora foi a administração Hidrográfica dos açores, que com a direção regional do ambiente está a desenvolver um projeto de rede hidrometeorológica dos açores.
a EPaL, com um projeto de redução de perdas de água, ganhou a categoria gestão eficiente dos recursos, e as fraldas reutilizáveis Piriuki o prémio produto ou serviço. Segundo os responsáveis do projeto, por cada bebé que use estas fraldas da Ecologicalkid poupam-se quatro árvores, já que estas são de materiais têxteis, 100 por cento recicláveis e decompõem-se em aterro em 180 dias.
a Herdade do Esporão, com um projeto de vinha biológica, ganhou na categoria de agricultura, mar e turismo, e a união de cooperativas UCaSUL na categoria investigação e desenvolvimento, com um projeto relacionado com o bagaço de azeitona. Os premiados da 6. a edição do Green Project awards foram conhecidos na última terça-feira, 29 de outubro, durante uma cerimónia que teve lugar na Fundação Champalimaud, em Lisboa.