Uma carrinha transformada em ginásio itinerante vai percorrer as aldeias de Mesão Frio, para proporcionar aulas de ginástica e sessões de fisioterapia às populações locais, em especial aos mais idososUm veículo com material de fisioterapia e equipamento de ginástica vai deslocar-se a todas as aldeias da vila de Mesão Frio, em Vila Real. Nessas localidades, irá disponibilizar aulas de ginástica e sessões de fisioterapia às populações locais, em especial os mais idosos, procurando incidir essencialmente nos mais desfavorecidos e desprotegidos.

O anúncio foi feito por alberto Pereira, provedor da Misericórdia local. Este projeto pioneiro no país parte para a estrada graças ao apoio do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDer), no âmbito da candidatura da iniciativa pela Santa Casa de Mesão Frio.

assim, evitamos que as pessoas com dificuldades económicas, quer para alugar um táxi, quer para alugar uma ambulância, tenham que se deslocar para terem acesso a essas mesmas atividades, afirmou alberto Pereira, em declarações à agência Lusa. O responsável adiantou que a carrinha tem ainda outra particularidade: um coberto que pode ser estendido em caso de chuva, permitindo atividades ao ar livre.
a aquisição do veículo terá um investimento de 90 mil euros, comparticipados em 60 por cento por fundos comunitários. além disso, a Misericórdia local está também a transformar uma escola desativada em Barqueiros num lar com centro de dia e apoio domiciliário, para aumentar a capacidade de resposta social em Mesão Frio, um investimento avaliado em 250 mil euros que vai criar 15 postos de trabalho na região.