Cinco mil pessoas e personalidades do mundo desportivo participaram na iniciativa «100 metros de corrida e de fé», que decorreu no Vaticano. à chegada à Praça São Pedro, os participantes foram saudados pelo Papa
Cinco mil pessoas e personalidades do mundo desportivo participaram na iniciativa «100 metros de corrida e de fé», que decorreu no Vaticano. à chegada à Praça São Pedro, os participantes foram saudados pelo Papa a iniciativa 100 metros de corrida e de fé uniu no domingo, 20 de outubro, a Via da Conciliação à Praça São Pedro, no Vaticano, para destacar a importância do desporto também na propagação da mensagem cristã. a ação mobilizou cinco mil pessoas e personalidades do mundo desportivo, que simularam uma corrida de estafetas e passaram de mão em mão um testemunho.

Durante duas horas e meia, os participantes correram 100 metros para chegar à Praça São Pedro onde foram saudados pelo Papa Francisco, durante a oração do angelus. Obrigado, porque nos lembraram que o crente é um atleta do espírito, afirmou o Sumo Pontífice.

Inserida no programa do ano da Fé, a corrida foi organizada pelo Conselho Pontifício da Cultura, em parceria com o Centro Desportivo Italiano. através desta iniciativa, os seus promotores pretenderam alertar para a importância e o papel formativo do desporto na catequese cristã numa perspetiva cultural, educacional e espiritual.

Em todos os países, mesmo que seja das maneiras mais diversas, existem jogos e o jogo faz parte do ser homem e mulher, ou seja, é estrutural na criatividade da pessoa, recordou Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, em declarações à Rádio Vaticano.