Berlim, a cidade-símbolo do debate sobre liberdade humana e divina e sobre relação entre religião, moral e arte, vai receber a próxima edição do «Átrio dos Gentios»
Berlim, a cidade-símbolo do debate sobre liberdade humana e divina e sobre relação entre religião, moral e arte, vai receber a próxima edição do «Átrio dos Gentios» a próxima edição do Átrio dos Gentios, uma iniciativa que promove o diálogo entre fiéis, ateus e agnósticos, vai acontecer em Berlim, 24 anos depois do fim da cortina de ferro.organizado pelo Conselho Pontifício da Cultura, o evento decorre de 26 a 28 de novembro.
Para Robert Zollitsch, presidente da Conferência Episcopal da alemanha, depois da queda do muro, da revolução pacífica de 1989 e das suas consequências, o horizonte das temáticas é muito amplo. Segundo o responsável, Berlim é a cidade do idealismo, a cidade em que Fichte, Schleiermacher, Schelling e Hegel () refletiram sobre a liberdade humana e divina e sobre a relação entre religião, moral e arte.
Daí a importância de se realizar o Átrio dos Gentios em Berlim. Crentes, agnósticos e ateus vão encontrar-se aqui para discutir temas como a profundidade do humanismo ético, a grandeza da fé em Deus, a liberdade da arte e da beleza, o respeito pela criação, aspetos e modelos do homem, e também a graça e a dignidade da natureza humana e da devoção, disse Robert Zollitsch, citado pelo portal Zenit.
Em conferência de imprensa, o responsável recordou que Átrio dos Gentios pretende mostrar a riqueza e a profundidade da fé católica e expressar a sua estima pelas posições dos não crentes, mas também ver na fé os traços da incredulidade. O Átrio dos Gentios é uma iniciativa inspirada por Bento XVI que já decorreu em 14 cidades europeias e na Cidade do México.