a Igreja deverá entrar no ambiente digital «para nele ajudar a construir relações entre os cibernautas», afirma antónio Vitalino, bispo de Beja
a Igreja deverá entrar no ambiente digital «para nele ajudar a construir relações entre os cibernautas», afirma antónio Vitalino, bispo de Beja

Os novos meios de comunicação social têm imensas potencialidades na criação de novas relações, que embora virtuais, não deixam de ser reais, constata antónio Vitalino, bispo de Beja, na sua última nota pastoral. Temos () [de] entrar neste novo ambiente de comunicação, para nele ajudar a construir relações entre os cibernautas, ajudá-los a encontrar o sentido das suas vidas no mundo e na sociedade em que vivemos, com a sua riqueza de possibilidades, mas também de perigo de se perder na barafunda cibernética, afirma o prelado.

Segundo antónio Vitalino, é preciso aprender esta nova linguagem e pedagogia. Para isso, o bispo de Beja propõe encontrar as pessoas que estão por trás deste mundo virtual, caminhar com elas, escutando as suas expressões e orientando o diálogo na procura do sentido para a vida dos cidadãos.

Contudo, o bispo de Beja recorda que os meios de comunicação social criam dependências e rompem os laços de proximidade interpessoal. a escola e a Igreja têm aqui um campo imenso de investigação e de ação pedagógica junto das famílias, das crianças e dos jovens, sublinha o prelado no mesmo documento, intitulado Criar redes, divulgado esta semana.