« a violência da crise e a proliferação das armas» é o nome de uma conferência que se vai realizar em Lisboa. a iniciativa será uma ocasião para falar sobre os mecanismos psicológicos da posse e utilização das armas
« a violência da crise e a proliferação das armas» é o nome de uma conferência que se vai realizar em Lisboa. a iniciativa será uma ocasião para falar sobre os mecanismos psicológicos da posse e utilização das armasO Observatório Permanente sobre a Produção, Comércio e Proliferação de armas Ligeiras da Conferência Episcopal Portuguesa vai realizar uma conferência sobre a violência da crise e a proliferação das armas, no próximo sábado, 12 de outubro, das 09h30 às 18h00, no Fórum Picoas, em Lisboa.

Em comunicado, a organização recorda que, como resposta à crise financeira, económica e social, os cidadãos têm-se manifestado de várias formas, cada vez mais nas ruas e nas praças, umas vezes enquadrados por organizações políticas e sindicais, outras vezes por iniciativa própria, de forma difusa mas sempre impressiva, por enquanto, sempre ordeira.

No entanto, há pensadores que refletem sobre a eventualidade desta ordem ser ultrapassada com o adensar da crise e, nesse caso, a violência da crise poderá defrontar-se com a violência da rua, inclusivamente com a das armas que proliferam na sociedade portuguesa, cenário que é preciso afastar, sendo urgente dissecar as diversas formas de violência exercida sobre os cidadãos e encontrar caminhos próprios para as debelar, destaca o Observatório, justificando o pretexto da iniciativa.