No mês dedicado às missões, antónio Couto, bispo de Lamego, afirma que a Igreja deve procurar um «um estilo de vida pobre, humilde, despojado, feliz, apaixonado, ousado, próximo e dedicado»
No mês dedicado às missões, antónio Couto, bispo de Lamego, afirma que a Igreja deve procurar um «um estilo de vida pobre, humilde, despojado, feliz, apaixonado, ousado, próximo e dedicado»Numa mensagem dedicada ao mês missionário, que se celebra em outubro, antónio Couto, bispo de Lamego e também presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, desafia as comunidades católicas portuguesas a promoverem um átrio permanente de fraternidade aberto ao mundo.
Segundo o prelado, a Igreja deve evitar a novidade da última moda e procurar o dom total de si mesma, num estilo de vida pobre, humilde, despojado, feliz, apaixonado, ousado, próximo e dedicado. a mensagem é publicada no guião do Outubro Missionário 2013′, que tem este ano como lema Uma Igreja missionária, terna, pobre e para os pobres’, indica a agência Ecclesia.
alberto Silva, sacerdote e presidente dos Institutos Missionários ad Gentes, destaca nesta edição que as marcas da crise são especialmente visíveis nas famílias e nos jovens atingidos drasticamente pelo desemprego. Na sua primeira mensagem para o 87. º Dia Mundial das Missões, que será comemorado a 20 de outubro, o Papa Francisco desafia a Igreja Católica a sair das suas fronteiras para anunciar o Evangelho com coragem às periferias da humanidade, em tempo de crise.