Já arrancaram as aulas na Escola de Teologia e Ministérios de Coimbra. a nova instituição pretende capacitar leigos para «compromissos» nas comunidades católicas
Já arrancaram as aulas na Escola de Teologia e Ministérios de Coimbra. a nova instituição pretende capacitar leigos para «compromissos» nas comunidades católicas a diocese de Coimbra tem uma nova Escola de Teologia e Ministérios, criada para dinamizar a formação dos leigos para que estes possam assumir compromissos e missões específicas nas comunidades católicas. Este ano, a escola irá desenvolver um plano de formação, que inclui o curso básico de teologia, o curso para animadores das assembleias dominicais sem celebração da eucaristia e o curso para orientadores da celebração das exéquias.
a dinâmica da escola vai seguir os quatro objetivos fundamentais do Plano Pastoral da diocese no triénio 2013-2016, indica Manuel Carvalheiro, sacerdote e diretor da instituição, em comunicado. Para o responsável, parece ser evidente a necessidade de manter permanentemente a funcionar uma Escola de Teologia que forme e prepare cristãos para o compromisso com a Igreja diocesana.
Tendo em vista algumas funções de responsabilidade, a instituição quer capacitar os seus alunos com as competências que se exigem, designadamente na segurança e saber teológicos, no dinamismo da corresponsabilidade eclesial e na criatividade pastoral. as aulas decorrem ao sábado, no edifício do Seminário Maior de Coimbra.