O Papa Francisco escreveu a Manuel Monteiro de Castro, cardeal português, para agradecer a sua «longa e laboriosa» atividade ao serviço da Santa Sé
O Papa Francisco escreveu a Manuel Monteiro de Castro, cardeal português, para agradecer a sua «longa e laboriosa» atividade ao serviço da Santa SéDepois de aceitar a resignação do cardeal português, Manuel Monteiro de Castro, ao cargo de penitenciário-mor, o Papa Francisco escreveu ao responsável para agradecer a sua longa e laboriosa atividade ao serviço da Santa Sé. Desejo manifestar-lhe o meu vivo agradecimento pelo compromisso e pelo amor colocados no cumprimento das várias missões que lhe foram confiadas, lê-se na carta, a que a agência Ecclesia teve acesso.
No mesmo documento, o Sumo Pontífice enaltece a grande fidelidade e incansável dedicação à Igreja e ao Romano Pontífice do cardeal português. Que a certeza de ter dedicado sem cessar as suas energias sacerdotais nos campos que lhe foram confiados, bem como a colaboração que o senhor cardeal continuará a oferecer como membro do Colégio Cardinalício, encham a sua alma de alegria, acrescenta Francisco.
O Vaticano anunciou no último sábado, 21 de setembro, que o Santo Padre tinha aceite a renúncia de Manuel Monteiro de Castro à presidência da Penitenciaria apostólica, um dos três tribunais da Cúria Romana, cargo que ocupava desde janeiro de 2012. Em declarações à agência Ecclesia, o cardeal português disse que vai continuar em Roma por mais quatro anos, uma vez que tem outras funções na Cúria. Mauro Piacenza, cardeal italiano de 69 anos, é o novo penitenciário-mor.