O presidente da Cáritas Portuguesa pediu aos jovens para estarem «sempre atentos às realidades», vendo as notícias todos os dias, porque essa é uma forma para construir um «mundo melhor»
O presidente da Cáritas Portuguesa pediu aos jovens para estarem «sempre atentos às realidades», vendo as notícias todos os dias, porque essa é uma forma para construir um «mundo melhor»Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, pediu aos jovens este domingo, 22 de setembro, para estarem sempre atentos às realidades, vendo as notícias todos os dias, tomando conhecimento do que se passa na localidade onde vivem e a nunca pensarem que algo não lhes diz respeito. Segundo o responsável, conhecer a atualidade informativa é uma forma para construir um mundo melhor.

aludindo ao fenómeno da pobreza, Eugénio Fonseca afirmou, durante as Jornadas Missionárias Nacionais, que existem problemas cujas causas não estão nas pessoas. De acordo com o presidente da Cáritas nacional, por vezes, as problemáticas são desencadeadas pelo ambiente em que as pessoas vivem.

Nem todas as pessoas que estão em bairros sociais são materialmente pobres, mas só pelo facto de viverem num bairro social, ficam estigmatizadas relativamente à sociedade, exemplificou. Depois, existem causas que não estão relacionadas com os bairros nem com as pessoas, mas sim com aquilo que nós vulgarmente identificamos como sistema’, acrescentou o responsável.

Há pessoas que estão pobres porque a reforma que auferem é muito baixa e, por isso, não conseguem satisfazer as necessidades que têm no dia a dia. aqui a intervenção não se faz junto das pessoas, mas sim junto daqueles que fazem as leis, referiu.

as Jornadas Missionárias Nacionais decorreram em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, em conjunto com as Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, reunindo participantes de todo o país, de 20 a 22 de setembro. Promovida pelo movimento Obras Missionárias Pontifícias e pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, a iniciativa decorreu a partir do tema Missão @dgentes – Ide e anunciai.

Nas conclusões do encontro, apresentadas após a intervenção de Eugénio Fonseca, os responsáveis pela iniciativa afirmaram que as áreas da cultura, da economia, da família [e] da bioética, por exemplo, alargam horizontes à missão e colocam novos desafios, exigem novas respostas, coragem e alegria para propor o encontro com Cristo, no respeito pela liberdade de cada pessoa.