O grupo de voluntariado do Instituto Superior Técnico ganhou o «Prémio Voluntariado Jovem», atribuído pela Fundação Montepio. a associação juvenil conta com a colaboração de mais de uma centena de jovens que trabalham em Portugal e nos países lusófonos
O grupo de voluntariado do Instituto Superior Técnico ganhou o «Prémio Voluntariado Jovem», atribuído pela Fundação Montepio. a associação juvenil conta com a colaboração de mais de uma centena de jovens que trabalham em Portugal e nos países lusófonosO GaSTagus, grupo de ação social sediado no Instituto Superior Técnico no campus do Taguspark, ganhou o Prémio voluntariado jovem, atribuído anualmente pela Fundação Montepio com o objetivo de promover e divulgar o voluntariado entre os mais novos.

O prémio, no valor de 25 mil euros, será aplicado na melhoria da gestão interna do grupo e nas despesas associadas às missões internacionais, financiadas através da angariação de fundos. andamos sempre a correr atrás do prejuízo, disse Nuno amarante, um dos fundadores do grupo.

a distinção traz uma responsabilidade acrescida, mas também a ambição de criar uma organização não governamental, destacou o responsável, em declarações ao portal Canal Superior. É o reconhecimento de cinco anos de trabalho de um grupo informal que nasceu com 15 voluntários e que conta já com mais de uma centena de jovens, acrescentou.

apoio escolar, formação de profissionais de saúde, apoio a mães adolescentes, a pessoas com patologias psiquiátricas, acompanhamento de idosos, explicações a jovens carenciados e relançamento da disciplina de Educação Física nas escolas em Moçambique são alguns exemplos da atuação do grupo juvenil.

a época de recrutamento de voluntários decorre no início de cada ano letivo. Segue-se a formação dos jovens para uma experiência em Portugal, numa das 22 instituições parceiras. No verão, as experiências de voluntariado realizam-se num dos países lusófonos onde o GaSTagus desenvolve projetos em colaboração com 25 instituições.

Este ano, pela primeira vez, o grupo juvenil esteve em cinco países lusófonos (Moçambique, angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Brasil), com 22 equipas formadas por 115 voluntários. Em Portugal, participaram 160 voluntários. Desde a criação do grupo de ação social já participaram 484 voluntários em missões, dos quais mais de metade em iniciativas internacionais.

O Prémio voluntariado jovem foi entregue à associação sem fins lucrativos na última segunda-feira, 16 de setembro. Na final, que decorreu em Lisboa, estavam em competição cinco associações (Transformers, Nô Djunta Mon, Just a Change, Make it Possible e GaSTagus) selecionadas entre as 38 candidaturas apresentadas na edição deste ano. a título excecional, o júri concedeu quatro menções honrosas aos restantes projetos finalistas, no valor de três mil euros.