«Guardar a Fé – Guardar o Outro» é o tema que vai orientar as atividades inseridas na Semana Nacional da Educação Cristã. a iniciativa contempla uma recolha de bens levada a cabo pelas Escolas Católicas e várias celebrações eucarísticas
«Guardar a Fé – Guardar o Outro» é o tema que vai orientar as atividades inseridas na Semana Nacional da Educação Cristã. a iniciativa contempla uma recolha de bens levada a cabo pelas Escolas Católicas e várias celebrações eucarísticas a Semana Nacional da Educação Cristã, promovida pela Igreja Católica, vai decorrer em Portugal de 29 de setembro a 6 de outubro, com o tema Guardar a Fé – Guardar o Outro. Guardar a fé é apreciá-la, agradecê-la, alimentá-la, celebrá-la, viver dela, torná-la inseparável da esperança e da caridade em todas os momentos e circunstâncias da nossa vida concreta, explicam os membros da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, através de uma nota pastoral.
Segundo o organismo, os catequistas devem, por isso, transmitir a mensagem de modo a que ela seja um ensinamento para a vida’. assim ajudaremos as crianças e os jovens a experimentar que não se pode amar a Deus sem amar o próximo, lê-se no mesmo documento que acrescenta que amar não é um mero sentimento de simpatia, mas um gesto convicto de acolhimento e respeito, de ajuda e partilha fraterna, de presença amiga na alegria e na dor, de estar atento e tratar cada pessoa, conhecida ou desconhecida.
Os bispos deixam votos de que esta iniciativa ajude todos os educadores da fé a viver como crentes esclarecidos e coerentes. aSemana Nacional da Educação Cristã terá início com uma celebração eucarística às 11h00 na igreja da paróquia do Cartaxo (diocese de Santarém), presidida pelo bispo Manuel Pelino Domingues. Entre 4 e 6 de outubro vão decorrer em Fátima as Jornadas Nacionais de Catequistas, e no dia 5 do mesmo mês realiza-se a jornada nacional das Escolas Católicas, com o lema Partilhar é Urgente. a ação inclui uma recolha de produtos em superfícies comerciais a favor de famílias carenciadas.
No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica serão apresentadas às escolas propostas que desenvolvem a ideia de guardião do outro, perspetivando a atenção aos que mais precisam, ao longo do ano letivo, assinala o Secretariado Nacional da Educação Cristã, em comunicado enviado à agência Ecclesia. O último dia da Semana Nacional da Educação Cristã inclui uma celebração eucarística, às 11h00, na igreja paroquial de Unhos (Patriarcado de Lisboa), sob a presidência do bispo auxiliar Nuno Brás.