No Dia para a Preservação da Camada de Ozono, Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, afirmou que todas as nações «são capazes de cooperar pelo bem comum»
No Dia para a Preservação da Camada de Ozono, Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, afirmou que todas as nações «são capazes de cooperar pelo bem comum»O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono é assinalado esta segunda-feira, 16 de setembro, para marcar a data da assinatura do Protocolo de Montreal, um tratado internacional em que os países signatários assumiram o compromisso de substituir as substâncias que provocam danos na camada do ozono.
Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), recordou a assinatura do protocolo que contribui de forma significativa para a mitigação climática e afirmou que todas as nações do mundo são capazes de cooperar pelo bem comum.
O responsável espera que este exemplo sirva para inspirar a comunidade internacional na criação de uma nova visão e de uma agenda de desenvolvimento pós-2015. Desafios extraordinários exigem respostas extraordinárias, disse Ki-moon, citado pela Rádio das Nações Unidas.
ao longo deste dia, a ONU deseja que os Estados-membros promovam atividades de acordo com o protocolo. Uma atmosfera saudável, o futuro que queremos, é o tema que irá orientar as ações que se vão realizar ao longo do dia.
a camada de ozono, é uma faixa de gás que protege o planeta terra contra os raios ultravioleta do sol, ajudando a preservar a vida. O controlo e a redução do uso de substâncias químicas que danificam a camada de ozono não só têm ajudado a proteger esta barreira atmosférica, como também têm contribuído para os esforços globais para lidar com as alterações climáticas.