O cónego Emanuel Silva, da diocese de Portalegre-Castelo Branco, foi nomeado vice-reitor do Santuário de Fátima. O cargo já não era ocupado há alguns anos, mas a preparação das celebrações do centenário das aparições levou a esta nomeação
O cónego Emanuel Silva, da diocese de Portalegre-Castelo Branco, foi nomeado vice-reitor do Santuário de Fátima. O cargo já não era ocupado há alguns anos, mas a preparação das celebrações do centenário das aparições levou a esta nomeaçãoO bispo da diocese de Leiria-Fátima, antónio Marto, elegeu para vice-reitor do Santuário de Fátima o cónego Emanuel andré Matos e Silva, da diocese de Portalegre-Castelo Branco, atualmente capelão naquele local de culto mariano. O responsável assume o novo cargo esta sexta-feira, 13 de setembro.

Segundo o decreto hoje divulgado, Marcos Roberto Pereira, sacerdote da Comunidade Canção Nova, será o novo capelão dos estabelecimentos prisionais de Leiria, e o padre Miguel de azevedo de Santiago Sottomayor tornar-se-á diretor diocesano do apostolado da Oração.

as celebrações associadas ao centenário das aparições, que vão decorrer em 2017, levaram Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, a pedir ao bispo diocesano a nomeação de um vice-reitor, uma figura prevista no regulamento interno da instituição, mas inexistente nos últimos anos.

a celebração do centenário das aparições representa um acréscimo significativo de atividades e de campos de ação, mas também um acréscimo de aspetos da ação pastoral do Santuário que pensamos ser nosso dever continuar no futuro, explicou Carlos Cabecinhas.

Em declarações aos serviços de comunicação, o reitor do Santuário de Fátima deixou uma mensagem ao vice-reitor: ao cónego Emanuel desejo as maiores felicidades no desempenho da nova missão. Uma missão bela, porque de serviço a Deus, por meio de Maria, a nossa Mestra, e aos peregrinos que nos visitam.