«O mundo político precisa de santos e de santidade», disse Bagão Félix, adiantando que tal consiste em assumir um comportamento «exemplar», fazendo «sempre bem as coisas»
«O mundo político precisa de santos e de santidade», disse Bagão Félix, adiantando que tal consiste em assumir um comportamento «exemplar», fazendo «sempre bem as coisas»O mundo político precisa de santos e de santidade, no sentido em que estes intervenientes devem ter um comportamento exemplar, afirmou antónio Bagão Félix, esta quinta-feira, 12 de setembro, no 28. º Encontro da Pastoral Social. a santidade não consiste em fazer nada de extraordinário, longe do alcance do homem comum, mas sim em fazer sempre bem as coisas do trabalho, da família, da sociedade e da vocação, explicou em Fátima o político português.
Tal deverá acontecer porque nas sociedades contemporâneas a santidade é uma forma sinalizadora de modelos de harmonia e de espiritualidade, acrescentou o responsável. Segundo Bagão Félix, apesar do mundo assistir a um progresso material e tecnológico, existe um acréscimo de aridez espiritual.
Para o responsável, a sociedade assistiu a grandes avanços na política, economia e ciência, mas esses progressos não foram suficientes para garantir a justiça solidária e a paz duradoura. Continuamos a viver com a miséria, com a relativização absurda da vida, com a subalternização da família, com a solidão e com outras formas diretas ou indiretas de violência, lamentou.
Manuel Carvalho da Silva, sociólogo, foi outro dos intervenientes no encontro que termina hoje no Centro Pastoral Paulo VI. aos presentes nas jornadas, este responsável falou sobre a família, o trabalho e a escola, e apelou à observação de outras organizações familiares. acho que a Igreja Católica tem o direito e o dever de afirmar um ideal de família, mas não pode ignorar as situações concretas em que surgem novas organizações familiares, referiu.
aludindo à atual crise económica e financeira, o sociólogo disse que esta só está a ser uma oportunidade para alguns, sendo que para outros está a ser muito inoportuna. Referindo-se às escolas de referência da economia, Manuel Carvalho da Silva disse que estas continuam a ensinar, fundamentalmente, caminhos que conduziram a sociedade aos atuais bloqueios.
américo Mendes, professor universitário, também interveio no painel que se desenrolou a partir do tema Novos céus e uma nova terra, uma temática que foi abordada do ponto de vista da política, da economia e da sociologia. O 28. º Encontro da Pastoral Social teve início na passada terça-feira, 10 de setembro, e reuniu na Cova da Iria agentes pastorais de todo o país.