Durante três anos, as autoridades da Somália vão tomar um conjunto de ações para levar um milhão de crianças à escola e renovar as instituições de ensino
Durante três anos, as autoridades da Somália vão tomar um conjunto de ações para levar um milhão de crianças à escola e renovar as instituições de ensinoas autoridades da Somália lançaram uma campanha nacional para levar um milhão de crianças à escola. O lançamento da iniciativa ocorreu em Mogadíscio, na Puntlândia e na Somalilândia, e está a ser apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para Educação e Infância (UNICEF) e outros parceiros internacionais.
a iniciativa, que deverá durar três anos, será um meio para convencer os pais a matricular os seus filhos nas escolas do governo, adianta a Rádio das Nações Unidas. Os promotores desta ação pretendem ainda levar à renovação dos urbanística escolares, implementar a formação de professores e aumentar a capacidade das instituições de ensino.
No âmbito desta campanha, cerca de 500 mil jovens, entre os 14 e os 18 anos, considerados grupos de risco para recrutamento de grupos armados e de criminosos, estão a receber formação. Segundo a UNICEF, apenas quatro em cada 10 crianças estão na escola, fazendo da Somália um país com uma das mais baixas taxas de matrícula no ensino.