Durante três dias, aqueles que intervêm nas instituições de ação social da Igreja vão estar reunidos em Fátima, no âmbito do Encontro da Pastoral Social. a iniciativa será uma ocasião para refletir sobre a ação da Igreja junto das minorias étnicas
Durante três dias, aqueles que intervêm nas instituições de ação social da Igreja vão estar reunidos em Fátima, no âmbito do Encontro da Pastoral Social. a iniciativa será uma ocasião para refletir sobre a ação da Igreja junto das minorias étnicasO 28. º Encontro da Pastoral Social vai decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, a partir de terça-feira, 10 de setembro, desenrolando-se até à quinta-feira seguinte. Testemunhar a caridade no ano da Fé é o tema da iniciativa, organizada pelo Secretariado Nacional da Pastoral Social (SNPS).

através desta ação, os seus promotores pretendem que todos os que intervêm nas instituições de ação social da Igreja possam aprofundar as linhas da identidade cristã, agindo de forma mais criativa e radical, assinala o SNPS, em comunicado.

Numa altura de crise económica e financeira, o encontro dos agentes pastorais será ainda uma ocasião para refletir sobre as opções e compromissos que convém tomar para se operarem as transformações sociais, políticas e económicas necessárias, explicou José almeida, sacerdote e diretor do SNPS, à agência Ecclesia.

a pastoral penitenciária, o apoio à procura de emprego, o drama do tráfico humano e a ação da Igreja Católica junto das minorias étnicas, são temas que vão estar em foco ao longo do encontro.
a organização do evento incluiu no programa especialistas como o gestor e político antónio Bagão Félix, o sociólogo Manuel Carvalho da Silva, e o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, e o cónego João aguiar também vão intervir no encontro. Seán O’Malley, arcebispo de Boston (EUa), fará a palestra de encerramento dos trabalhos.