a ação pastoral diocesana deve dar um «maior protagonismo» às gerações mais jovens nas paróquias e nos movimentos, defende o bispo de Beja
a ação pastoral diocesana deve dar um «maior protagonismo» às gerações mais jovens nas paróquias e nos movimentos, defende o bispo de BejaOs fiéis de Beja comemoram o Dia Diocesano a 28 de setembro. Os jovens da diocese serão os protagonistas das comemoraçãos, porque estes podem ser os melhores evangelizadores, considera antónio Vitalino, bispo de Beja. Temos aqui um grande campo de conversão e de ação para a nossa pastoral. O ano que vamos iniciar deve constituir uma boa oportunidade para darmos maior protagonismo aos jovens nas nossas paróquias, serviços e movimentos, acrescenta o prelado.

Para antónio Vitalino, é importante não esquecer jovens e idosos porque ambos estão a sofrer amargamente as consequências da crise. Uns porque dificilmente encontram emprego e outros porque sofrem cortes nas suas reformas e suportam encargos onerosos com os cuidados de saúde e por vezes ainda são espoliados das suas magras reformas pelos seus descendentes desempregados, afirma.

Na nota pastoral intitulada Recomeçar com fé, divulgada na última quinta-feira, 5 de setembro, o bispo de Beja sugere ligar jovens e idosos. Interpreto isto como uma advertência a não se deixar empolar pela vitalidade e alegria de uma em detrimento da outra, tratando os idosos como matéria descartável e reduzindo a família ao núcleo de pais e filhos, esquecendo a grande família e o papel importante dos avós na educação, adverte. No mesmo documento, o prelado propõe recomeçar o novo ano pastoral de forma atenta ao contexto social das diferentes gerações.