Durante cinco dias, a associação dos Jovens Médicos vai realizar rastreios a algumas das doenças que mais afetam a população idosa no interior do país
Durante cinco dias, a associação dos Jovens Médicos vai realizar rastreios a algumas das doenças que mais afetam a população idosa no interior do paísMembros da associação dos Jovens Médicos vão deslocar-se às aldeias do interior de Portugal para efetuar rastreios e sensibilizar a população nas áreas da demência e pé diabético, algumas doenças que mais afetam a população idosa. a jornada destes profissionais inicia esta quarta-feira, 4 de setembro, em alfândega da Fé, e termina na próxima semana.
Pretendemos cobrir a maior parte das regiões do interior e colmatar algumas falhas que existem por dificuldades de acesso aos serviços e cuidados de saúde, explicou Marques Pinto, presidente da associação, em declarações à agência Lusa. Segundo este responsável, existe em Portugal uma sub-diagnosticação muito grande da demência e o rastreio está muito pouco implementado. Para a Câmara Municipal de alfândega da Fé, esta ação ganha especial importância num concelho marcado pelo envelhecimento populacional. Os rastreios em alfândega da Fé serão realizados nos dias 4, 5, 6, 12 e 13 de setembro por uma médica e uma dietista nas aldeias que ficam no itinerário da Unidade Móvel de Saúde de alfândega da Fé.