a portuguesa Joana Sá criou um programa de doutoramento para os PaLOP e Timor-Leste. a formação é ajustada às necessidades destes países
a portuguesa Joana Sá criou um programa de doutoramento para os PaLOP e Timor-Leste. a formação é ajustada às necessidades destes paísesJoana GonçAlves Sá criou um programa de doutoramento dirigido para os Países africanos de Língua Oficial Portuguesa (PaLOP) e Timor-Leste, que tem nos professores universitários o seu público-alvo. a formação em Ciências da Vida, pensada pela portuguesa, é ajustada às necessidades daqueles países e vai receber 20 alunos que se queiram aperfeiçoar numa área científica.
Os candidatos serão selecionados até outubro, e as aulas vão arrancar em janeiro. Vamos apostar em áreas como a biologia das plantas e dos solos ou as doenças tropicais, explicou a engenheira física e investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência, citada pela Visão.
Para já, estão garantidas quatro edições do programa. além disso, 200 cientistas de topo, oriundos de 60 países, estão disponíveis para dar formação gratuitamente, o governo de Cabo Verde arranjou o espaço para as aulas, farmacêuticas e empresas de equipamento ofereceram material e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, assim como o executivo brasileiro, deram vinte bolsas.